6 fatores que afetam sua produtividade e você não percebe

Correria, pressão por produtividade e neste momento preocupações em excesso, são fatores que podem afetar o desempenho no trabalho. Afinal, todos queremos nos destacar e por vezes, o único retorno que temos é a frustração.

Existem alguns hábitos que adquirimos e outros que perdemos, por consequência de diversos fatores relacionados às exigências e distrações do mundo contemporâneo. Certamente alguns hábitos são positivos, mas se você se sente prejudicado(a), é necessário avaliar e adaptar-se.

Sobretudo, esses fatores afetam não somente sua produtividade como sua qualidade de vida. Ou seja, mudando alguns pequenos hábitos do dia a dia você melhora diversos aspectos da sua vida.

1 – Postura

Mais difícil do que que manter a postura é manter a produtividade sentindo dor. Por tanto, preste atenção e sempre que perceber se ajeite na cadeira e se alongue se necessário.

2 – Reorganizar a área de trabalho

Não somente a área de trabalho do computador. Por vezes acumulamos anotações, documentos e pequenos objetos que se tornam incômodos e esquecemos de descartá-los ou guardá-los em um local mais adequado.

Fazer esta “limpeza” pode variar de acordo com suas atividades, mas realizar uma vez por semana pode te ajudar muito a manter a mente limpa e concentrada no que realmente importa.

3 – Tomar água

Sim, tomar ou não tomar água pode afetar sua produtividade no trabalho, afinal este nutriente ajuda nosso corpo a funcionar melhor em tantos aspectos que impacta em toda atividade que realizamos. Beber água ajuda no desempenho no trabalho de forma similar ao que ajuda quando bebemos água durante os estudos.

Por vezes esquecemos ou simplesmente deixamos para depois, no final do dia percebemos que ingerimos pouco ou quase nada de água. Mas uma dica clichê e que funciona, é sempre carregar uma garrafa d’água consigo. Já na sua mesa, para ser mais prático, você pode deixar um copo – de preferencia fechado para evitar acidentes.

4 – Fazer pausas e se alongar

Pausas regulares são essenciais para manter a produtividade. Esses minutos não são sinônimo de perca de tempo, pois você recupera sua disposição e pode voltar mais focado(a) com corpo e mente relaxados.

Nesse meio tempo você pode aproveitar para tomar água ou buscar mais, ir ao banheiro, se alongar. No entanto evite utilizar o celular, pois pode transformar esses minutos em meia hora quase como um passe de mágica.

Além disso, é esse momento mesmo que você pode utilizar para retirar algumas coisas da sua mesa, reorganizar para ajudar a limpar a mente e diminuir a ansiedade.

5 – Tornar a ida para o trabalho mais agradável

Não somente o que você faz durante o expediente afeta sua produtividade, o que você faz antes, depois e nos momentos de lazer também te ajuda a ter maior produtividade.

Ir para a empresa pode ser estressante e exaustivo, mas este momento pode ser ressignificado. Ir com mais calma, ouvir musicas que você goste, podcasts que te divirtam, desconectar, tirar esse momento para algo mais relaxante.

Utilizar meios alternativos como bicicleta, carona, ônibus, aproveitar para observar a paisagem, conversar com alguém. Fazer uma rota diferente, dar uma volta na cidade, não usar esse momento para pensar nos problemas ou no trabalho.

6 – Hobbies e novas atividades

Okay, em meio a uma pandemia fica difícil realizar diversas atividades. Mas dê uma chance as alternativas que nunca fez, ou que não tenha repetido por uma primeira experiencia negativa.

Você pode descobrir novas habilidades e formas de distração, quem sabe não sai uma forma de renda extra nessa brincadeira. Dê oportunidade e a novas experiencias, novos sabores, estilos.

Caso novas experiencias não sejam atrativas para você tudo bem, apenas não esqueça que, atividades para relaxar e tirar o foco do que estressa, são de suma importância para sua saúde e produtividade no trabalho.


E para ajudar você e toda a sua empresa a aumentar a produtividade além de automatizar diversos processos a dica é utilizar um workflow. O Nxrocket vai ajudar a organizar seus processos, manter registros e melhorar a comunicação entre setores. Faça um teste grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.