Planejamento de projetos

É sensato dizer que grande parte das pessoas já tiveram, algum dia, que apresentar um projeto, seja no trabalho ou não, correto? Mas também é certo dizer que muito desses não foram para frente por uma simples falta de planejamento inicial, onde poderiam ter se adiantado mediante imprevistos. Você tem um bom meio de se planejar?

Por que todos os projetos devem ser previamente planejados? Porque o planejamento é a base, é ele que dará aquela confiança à mais quando você tiver que tomar uma decisão, é o projeto que quando algo der errado, te auxiliará a fazer o plano B. E é com o Nxrocket que você conseguirá planejar e realizar os seus projetos!

Antes de apresentarmos nosso métodos de planejamento, vamos falar sobre o que acreditamos ser um bom planejamento em si:

  1. Ele deve organizar muitas, muitas informações mesmo, e depois, mais informações ainda.
  2. Ele deve visualizar e analisar as tarefas durante todo o processo.
  3. Ser capaz de fluir mesmo após imprevistos

Certo, mas como fazer um desses? Sua equipe vai precisar dos seguintes itens:

  1. Um lugar para controlar e armazenar todas as informações necessárias.
  2. Representações visíveis do que será, já foi e esta sendo trabalhado no momento.
  3. Um meio de envolver e direcionar as pessoas certas nos momentos certos.

E com o Nxrocket você consegue fazer isso tudo!

Veja nosso fluxo

Agora vamos explicar cada fase desse fluxo e como organiza-los!

“Propriedades do projeto”

Essa é a fase onde ficam os recursos do projeto, como a linha do tempo de lançamentos, explicando como serão os prazos e ordenações e deixando guardado os comentários dos envolvidos, que precisam reportar como foi o desenvolvimento da semana ou de uma parte especifica além de conter um card explicando as definições das tag/etiquetas, as funções de cada uma e como devem ser utilizadas para melhor aproveita-las.

“Perguntas”

A parte das perguntas é muito importante, isso se deve pois todos nós já passamos por reuniões que poderiam ter sido abreviadas em um simples email ou que era apenas uma pergunta simples que poderia ter sido respondida na hora, e é para isso que essa fase serve. Todos os membros da equipe podem adicionar cartões à essa fase com o conteúdo que eles desejam discutir, tornando a comunicação muito mais fácil.

Com essa fase as reuniões ficam muito mais simples e produtivas, sem contar que, caso necessário, o responsável pode responder o assunto pelo próprio card, sem a necessidade de reservar um tempo para isso.

Uma pesquisa da Atlassian, definiu que reuniões desnecessárias custam até 37 bilhões de dólares para as empresas, entende a importância?

Veja também em nosso blog Como organizar reuniões com o Nxrocket.

“a FAZER”

Aqui é onde todas as tarefas são criadas, essa fase é aquela autoexplicativa, mas que não deixa de ser uma das mais importantes. Já ouviu falar sobre os Qs? “Quem está trabalhando, no quê e quando é o prazo?” É aqui que isso é respondido.

Com essa fase, as funções do Nxrocket realmente brilham, é aqui que você verá o prazo, criará novas tarefas e alocará pessoas à elas, além de poder deixar comentários e checklists para melhor administrar e se comunicar com a equipe.

Muita organização, não é? Após passar por essa fase, as tarefas poderão ser melhor direcionadas de acordo com o andamento. Vamos em frente.

“Pendentes”

As tarefas são direcionadas à essa fase bem simples quando estão quase prontas mas falta algo, como por exemplo o jurídico terminar a revisão ou uma pessoa terminar a última tarefa.

Vamos ao próximo item.

Parado

Todos os projetos têm seus obstáculos, portanto, devemos ter uma fase para colocar as tarefas que estão travadas por algum desses obstáculos, e procurar meios de resolve-las. A principal função dessa fase é não permitir que as tarefas sejam esquecidas dentro de suas respectivas fases e acabem ficando para trás, certo?

Então, ao invés de deixar um card em uma fase esperando alguma solução, coloque nessa especifica para esse problema, assim ele não será abandonado e correrá tudo bem!

Agora vem a parte de OURO!

CONCLUÍDOS

Por último e mais glorificante, essa é fase onde tudo que foi trabalhado e concluído fica, sendo guardado para que caso seja necessário, possam ser analisados a vontade.

Essa é mais uma das funções do Nxrocket, se interessou? Entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.