Marcenaria e automatização de processos

Gerir sua marcenaria é mais simples e eficiente quando utilizado uma ferramente adequada para organizar seus processos. Portanto, vou te mostrar um exemplo simples e que prova como o Nxrocket é uma mão na roda para sua gestão.

Para iniciar os processos é necessário criar os fluxos e as fases, definir as regras e campos que serão obrigatórios ou não. Desta forma todas as informações necessárias ficam devidamente especificadas.

Sobre as fases do processo

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que, no exemplo dos processos de marcenaria, os fluxos foram montados de forma simplificada. São referentes somente à fabricação de móveis, estas etapas, podem ser divididas como processos distintos, que ficam em fluxos separados.

Consequentemente, os processos realizados por setores administrativos, não estão detalhados no exemplo. Dessa forma, as fases criadas são as seguintes:

Start – podemos supor que o card chegou de um fluxo de vendas e as informações relevantes do cliente estão presentes nele. Se o card é criado diretamente nesta fase, os campos são dispostos automaticamente;

Projeto e Insumos – nesta fase é anexado o projeto e detalho os insumos necessários para a produção dos móveis;

Necessidade de insumos – é onde será verificado se há insumos suficientes em estoque, com tudo em mãos, o card passa para a próxima etapa;

Ordem de Produção – esta fase é dedicada a anexar a OP criada para esta produção. Neste exemplo criamos um campo para uma breve descrição dos insumos utilizados para cada peça do projeto, assim as informações são de fácil acesso se, necessidade de material impresso;

Fabricação – onde o card aguarda para que o processo de execução dos móveis seja iniciado.

Corte/Montagem inicial – exemplos de etapas da produção, para que se tenha o controle real de qual etapa da fabricação está cada OP;

Controle de qualidade – nesta fase o card pode ser comunicado ao fluxo do setor responsável. Feito a verificação o card é movido para a fase de aprovação ou de retorno, caso não seja aprovado pelo controle.

Expedição e Montagem – fase final, os moveis são levados ao local e montados.

Processos da Marcenaria

No momento em que criamos um card na primeira fase, os campos referentes as informações essenciais do cliente são criados. Estas definições foram criadas diretamente na fase e podem ser adequadas às suas necessidades.

Demonstração de como criar um card na fase Start, para iniciar os processo de marcenaria, e como preencher os campos.
Card criado na fase Start e preenchimento dos campos

Conforme o card é movido, os campos serão acrescentados de acordo com as definições de cada etapa. Assim, ao mover o card para a fase Projeto e Insumos, um campo para anexar o projeto e um para descrever os insumos necessários são criados automaticamente.

O card foi movido da fase Start para a fase Projeto e Insumos, continuando assim o processo de marcenaria. Foi adicionado o anexo do projeto no campo correspondente e a descrição de insumos no outro campo.
Card movido para a fase Projeto e Insumos e preenchimento dos campos.

É possível mover um card sem fecha-lo, basta clicar no nome da fase – em alaranjado, logo abaixo no nome do card – e selecionar a fase de destino. Formato utilizado no próximo GIF.

Ao mover o card para a fase Necessidade de insumos, nenhum campo é criado, pois poucas vezes é utilizado. No exemplo abaixo foi criado o campo como exemplo.

O card foi movido para a fase Necessidade de insumos. Um campo de texto curto foi criado com o nome Comprar Insumos. Dentro deste campo foi descrido o item que precisa ser comprado.
Card movido para a fase Necessidade de insumos, criado um campo para descrever o insumo a ser comprado e descrito o mesmo.

Feito a compra dos insumos, o card é movido para a fase Ordem de Produção para que o documento seja anexado ao card. Também é criado um campo para descrever a OP, assim não é necessário imprimir o documento, basta consultar no card.

O card foi movido para a fase Ordem de Produção, foi anexado o arquivo da OP e no campo Partes e Itens foi descrito "Aqui descreve a OP caso necessário"
Card movido para fase de Ordem de Produção, que cria os campos de anexo para o arquivo da OP e das Partes e Itens desta OP.

As demais fases deste exemplo são definições das etapas da produção. Com os moveis prontos, antes de levar ao local e montar, os itens passam pelo controle de qualidade que, ao aprovar, move o card para a fase correspondente e em seguida é feito a etapa final de entrega.

O card foi movido para cada fase do processo como exemplo de atualização de status.
Card movido para cada etapa do processo como exemplo de atualização de “status” da produção.

Outras funções

Algumas fases deste fluxo podem comunicar os cards com outros fluxos de cada setor da empresa. Como por exemplo a fase Projeto e insumos, o card poderia ir para um fluxo especifico da equipe de projeto, que irá anexar o arquivo e depois enviar o mesmo de volta para este fluxo de produção.

O mesmo pode ser feito com as fases Necessidade de insumos – enviando o card para o setor de compra; Ordem de Produção – setor que gera as OPs; Controle de qualidade – um fluxo exclusivo para o setor mantém uma melhor organização.


Os processos da sua marcenaria podem ser controlados e automatizados para facilitar o dia a dia da sua gestão e a organização da sua empresa. Além das funções acima você pode definir tudo personalizado e de acordo com as necessidades da sua empresa. Faça o teste grátis e comprove!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.