“Lean”, você conhece esse método?

Lean é um metodo de trabalho que visa a melhoria continua da gestão e de serviços de uma empresa, inspirado no sistema Toyota de produção e atualmente em centenas de empresas ao redor do globo.

Literalmente falando, Lean significa “enxuto”, o que significa que essa metodologia foca em otimizar a gestão e os processos da empresa, de forma continúa, rejeitando o desperdicio na produção, otimizando o tempo gasto e resolvendo problemas de maneira sistemática.

Além disso, ele foi preparado para aproveitar o máximo do potencial humano e melhorar resultados continuamente, com isso o interesse nesse mindset vem crescendo cada vez mais.

Talvez a principal diferença entre esse método e os outros que visam otimizar processos é que esse não é apenas um evento, o Lean é uma mudança de comportamento permanente, tornando-se assim uma prática comum na empresa. Isso significa que é preciso repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas, pois é através do engajamento de todas as pessoas envolvidas que se consegue vislumbrar oportunidades para o crescimento e a melhoria.

Agora que você sabe o que é o Lean, saiba quais são as principais caracteristicas de empresas que usam dessa metodologia que vem ganhando cada vez mais espaço, tanto entre as mais novas Startups como nas mais antigas industrias.

São empresas flexíveis, que buscam qualidade por todos os membros da mesma e de seus provedores, produz rapidamente seus produtos e foca em nunca prejudicar a eficiência, normalmente uma empresa Lean segue um ciclo de aprendizagem, planejamento e construção, realizando muitos e muitos testes, frequentemente entrando em contato com seus clientes, entendendo assim seu valor e concentrando-se em seus principais processos para melhora-los continuamente.

Todas as empresas podem usar o Lean, mas algumas realmente precisam dele, e as que mais necessitam apresentam alguns comportamentos:

  • Os processos de produção estão falhos e demorados
  • Alto custo com retrabalho e desperdícios
  • Atendimento ao cliente insatisfatório

Mas não basta querer implantar a metodologia, primeiro há a necessidade de definir antes de tudo, quais são os objetivos da empresa e como farão para chegar lá.

Deve-se também avaliar quais os processos que terão maior prioridade, quais devem ser removidos e os que devem ser alterados .

E por ultimo mas não menos importante, Pessoas (talvez a parte mais importante), as pessoas são a parte principal de qualquer empresa, seu produto deve ser bom, claro, mas se as pessoas não estiverem focadas e determinadas a vende-lo, todo o resto ficará parado, então é de suma importância que todos recebam incentivos e estejam por dentro da causa, buscando aperfeiçoar tanto a empresa quanto a si mesmo.

Esse é o método Lean, se interessou? Que tal organizar seus processos, poupar tempo, diminuir burocracias e saber exatamente o quê cada setor de sua empresa está fazendo nesse momento?

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